Onde vamos parar?

Onde vamos parar?

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Receita de hoje

Seu aparelho de telefone movel está te irritando muito,coloca-o no microondas,e liga...

Leis de Murphy

Você está preso em um congestionamento gigantesco e está louco para chegar em casa, mas para seu desânimo, percebe que todas as outras faixas parecem estar andando, menos a sua. Você muda de faixa, mas assim que passa para outra faixa, os carros param. Com o carro parado, você nota que todas as faixas (incluindo a que você acabou de abandonar) estão andando - menos a sua.
Bem-vindo ao irritante mundo da Lei de Murphy. Essa expressão diz que tudo que pode dar errado vai dar errado.
A Lei de Murphy tira vantagem da nossa tendência de enfatizar o negativo e não perceber o que é positivo. Ela se baseia nas leis da probabilidade - a possibilidade matemática de que algo vai acontecer.
Lei de Murphy é um conceito relativamente novo, que data da metade do século passado. O mágico Adam Hull Shirk escreveu em um ensaio em 1928, "De Como Evitar as Coisas", relatando que, em um ato de mágica, nove de dez coisas que podem dar errado geralmente dão errado.
Mesmo antes disso, ela era chamada de Lei de Sod, que diz que qualquer coisa ruim que pode acontecer a um pobre ingênuo vai acontecer. Na verdade, a Lei de Murphy ainda é chamada de Lei de Sod na Inglaterra.
Acredite ou não, Murphy existiu e morou nos Estados Unidos até sua morte em 1990. O capitão Edward A. Murphy Jr. era engenheiro da Força Aérea. Apesar de ter participado de outros testes de design de engenharia nas suas carreiras civil e militar, foi um teste do qual ele participou - quase por acaso - que deu origem à Lei de Murphy.
Na foto,Coronel John Paul Stapp a bordo do foguete-trenó "Gee Whiz" na Base da Força Aérea de Edwards





Em 1949, na Base da Força Aérea de Edwards na Califórnia, oficiais conduziam os testes do projeto MX981 para determinar de uma vez por todas quantos Gs (a força da gravidade) um ser humano poderia suportar. Eles acreditavam que suas descobertas poderiam ser aplicadas a futuros designs de aviões.
A equipe usou um trenó foguete chamado "Gee Whiz" para simular a força de uma colisão aérea. O trenó andou a mais de 320 km/h em um trilho de 800 metros, chegando a uma brusca parada em menos de um segundo. O problema era que, para descobrir quanta força uma pessoa aguentaria, a equipe precisava de uma pessoa de verdade para fazer o experimento. É aí que entra o coronel John Paul Stapp. Stapp foi um físico de carreira da Força Aérea e se ofereceu para dar uma volta no trenó-foguete. Durante vários meses, Stapp andou várias vezes no aparelho e cada volta era uma tortura física. Ele acabou com ossos quebrados, concussões e vasos sanguíneos rompidos nos olhos, tudo em nome da ciência.
Murphy frequentou um desses testes, levando um presente: um conjunto de sensores que poderiam ser presos às cintas que prendiam Stapp ao trenó-foguete. Os sensores eram capazes de medir a quantidade exata de força G aplicada quando o trenó-foguete fazia a parada súbita, tornando os dados mais confiáveis.

Há várias histórias sobre o que aconteceu naquele dia e sobre quem contribuiu com o quê para a criação da Lei de Murphy, mas o que segue está bem próximo do que aconteceu realmente.
O primeiro teste depois que Murphy prendeu seus sensores nas cintas produziu uma leitura igual a zero - todos os sensores haviam sido conectados de forma incorreta. Para cada sensor, havia duas maneiras de fazer a conexão e cada um deles foi instalado de maneira incorreta.
Quando Murphy descobriu o erro, resmungou alguma coisa sobre o técnico, que foi supostamente responsabilizado pelo estrago. Murphy disse algo como "se há duas formas de fazer alguma coisa e uma delas vai resultar em um desastre, é assim que ele vai fazer" .
Pouco tempo depois, Murphy voltou para o Aeroporto Wright, sua base. Mas Stapp, conhecido por seu senso de humor e perspicácia, reconheceu a universalidade do que Murphy havia dito e em uma coletiva de imprensa disse que a segurança da equipe do trenó foguete deveu-se à Lei de Murphy. Ele disse à imprensa que a Lei significava que "Tudo que pode dar errado dá errado" .
Bastou isso. A Lei de Murphy começou a aparecer em publicações aeroespaciais e, logo depois, caiu na cultura popular tendo inclusive sido transformada em livro nos anos 70.
Desde então, ela foi expandida. Na próxima seção, veremos algumas interpretações e conseqüências da Lei de Murphy.
Apesar de a Lei de Murphy abordar muito bem o lado negativo e saturado das coisas, ela não se sustenta por si só. Desde sua popularização após os testes com o trenó-foguete na Base da Força Aérea de Edwards, observadores espertos criaram suas próprias leis.
Algumas ficaram famosas, como o Princípio de Peter, que diz que todas as pessoas um dia serão inevitavelmente promovidas a seu nível de incompetência, ou o comentário de O'Toole sobre a Lei de Murphy, argumentando que Murphy era um otimista. Há milhares de regras, leis, princípios e observações que foram criadas a partir da Lei de Murphy. Algumas são engraçadas, outras são sábias e outras ainda são legais. Algumas são observações antigas, consagradas.
Observação de Etorre - a outra faixa sempre anda mais rápido.
Distinção de Barth - há dois tipos de pessoas: as que dividem as pessoas em tipos e as que não o fazem.
Leide Acton - o poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente.
Lei de Boob - o que você perdeu está sempre no último lugar em que você procura.
Terceira Lei de Clarke - qualquer sociedade suficientemente avançada é indistinguível de mágica.
Regra de Franklin - abençoado seja aquele que nada espera, pois não se desapontará.
Lei de Issawi do Caminho do Progresso - um atalho é a maior distância entre dois pontos.
Lei de Mencken - quem pode, faz. Quem não pode, ensina.
Lei de Patton - um projeto bom hoje é melhor que um projeto perfeito amanhã.
Cada um desses ditados explica algum aspecto do universo de maneira simples, algumas vezes engraçada. Mesmo assim, a Lei de Murphy continua sendo a avó de todos os ditados. O que essa lei tem que achamos que explica a vida tão bem? Na próxima seção, veremos porque a Lei de Murphy é um conceito tão universal.
Mas por que a Lei de Murphy é um conceito tão universal? Afinal, quando chegamos perto de uma tomada com um plugue de dois pinos projetado para encaixar de um jeito só, temos uma chance de 50% de encaixarmos do jeito certo. Por outro lado, também temos 50% de chance de encaixar errado. Talvez a melhor explicação para a nossa atração pela Lei de Murphy seja um senso latente de fatalismo.
Fatalismo é a idéia de que somos todos impotentes diante dos caprichos do destino. Essa idéia diz que as coisas que acontecem para nós são inevitáveis, como, por exemplo, aquele joelho ralado. É a idéia de que há uma certa lei universal em ação que gosta de brincar conosco.
O fatalismo contradiz outro conceito - o livre arbítrio. Essa é a idéia de que os homens possuem liberdade de escolha e que todas as nossas escolhas e as conseqüências que vêm com elas são de nossa responsabilidade.
Talvez nossa conexão com a Lei de Murphy seja o resultado do choque entre o livre arbítrio e o fatalismo. Por um lado, a Lei de Murphy nos revela nossa própria e inegável estupidez. Se tivermos a chance de fazer alguma coisa errada, faremos errado metade das vezes. Mas isto vem de nossas próprias escolhas. Por outro lado, a Lei de Murphy também nos revela nossa falta de controle, como no caso em que parece que sempre ficamos presos na faixa que não anda no trânsito.
Na verdade, a Lei de Murphy é sustentada por uma lei natural aceita: a entropia. Essa lei é usada com mais freqüência no estudo da termodinâmica - a maneira como a energia muda de uma forma para outra - e diz que, no universo, os sistemas tendem a acabar em desordem e confusão. A entropia, também conhecida como a segunda lei da termodinâmica, sustenta a afirmação da Lei de Murphy que diz que o que pode dar errado vai dar errado.
A Lei de Murphy não prova nada, não explica nada. Simplesmente expressa uma máxima: que as coisas vão dar errado. Mas nós esquecemos de que há outras forças em ação quando falamos da Lei de Murphy. Supostamente, foi o escritor Rudyard Kipling quem disse que não interessa quantas vezes você derruba uma fatia de pão no chão pois ela sempre cai com a manteiga para baixo. Kipling, autor de "O Livro da Selva" entre outros, fez uma observação que a maioria de nós sabe: a vida é difícil, quase ao ponto de ser engraçada.
Mas quanto à fatia de pão com manteiga, devemos levar em conta o fato de que um lado está mais pesado que o outro. Significa que no seu caminho até o chão, o lado mais pesado vai virar para baixo graças à gravidade, e não vai virar para cima de volta justamente por causa da gravidade. Afinal o lado da manteiga é mais pesado do que o lado sem manteiga. Então Kipling estava certo - uma fatia de pão com manteiga vai sempre cair com a manteiga para baixo.
Na próxima capítulo, falaremos sobre a Lei de Murphy na matemática e na ciência e saberemos como a lei pode tornar nossas criações mais seguras e confiáveis.
Enquanto a maioria de nós gosta da Lei de Murphy pela capacidade de explicar nosso senso de impotência em certos casos, outros enxergam a lei como uma ferramenta. Pelo menos uma pessoa a vê como uma equação matemática que pode prever as chances de processos darem errado. Joel Pel, engenheiro biológico da
University of British Columbia , criou uma fórmula que prevê a ocorrência da Lei de Murphy








A fórmula usa uma constante igual a um, um fator inconstante e algumas variáveis. Nesta fórmula, Pel usa a importância do evento (I), a complexidade do sistema envolvido (C), a urgência da necessidade de o sistema funcionar (U) e a frequência com que o sistema é usado (F).A Lei de Murphy lembra aos engenheiros, programadores de computador (em inglês) e cientistas uma verdade muito simples: sistemas falham. Em alguns casos, a falha de um sistema significa que o experimento deve ser repetido. Em outros casos, o resultado de uma falha pode custar muito mais caro.
A NASA sabe disso. A agência espacial já teve inúmeras falhas e, apesar de o número ser proporcionalmente pequeno em relação ao seu sucesso, as falhas geralmente custam muito caro. Ironicamente, no caso de uma nave não tripulada em órbita, um conjunto de sensores tinha duas maneiras de ser conectado e - exatamente como aconteceu no teste Gee Whiz de Murphy - todos os sensores foram conectados de maneira incorreta. Quando os sensores não funcionaram como havia sido projetado, os pára-quedas, cujo propósito era diminuir a velocidade da nave não abriram, e a nave se estraçalhou no meio do deserto São exemplos como esse, junto com a consciência da Lei de Murphy, que levaram designers a instalar dispositivos de segurança. Há vários exemplos desses equipamentos à nossa volta. Alguns são sistemas que usam escolhas limitadas para reduzir erros, como pinos de tamanhos diferentes em um plugue elétrico. Outros são mecanismos que evitam que as coisas passem de ruim para pior em caso de falha, como as máquinas de cortar grama que têm alavancas que precisam ser pressionadas para a máquina funcionar. Se a pessoa que opera a máquina soltar a alavanca, o cortador pára de funcionar.
Dispositivos de segurança também são conhecidos como "à prova de idiotas". Mas a Lei de Murphy tende a entrar em ação, mesmo quando todo cuidado foi tomado para garantir que falhas ou catástrofes não aconteçam. Isso nos leva à última lei relacionada à Lei de Murphy que mencionaremos: a Lei de Grave, que diz que "se você faz algo à prova de idiotas, o mundo criará um idiota melhor".


1-Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.
2-A beleza está ? flor da pele, mas a feiúra vai até o osso!
3-Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.
4-Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.
5-Se há possibilidade de várias coisas darem errado, todas darão - ou a que causar mais prejuízo.
6-Se você perceber que uma coisa pode dar errada de 4 maneiras e conseguir driblá-las, uma quinta surgirá do nada.
7-Seja qual for o resultado, haverá sempre alguém para:
a) interpretá-lo mal;
b) falsificá-lo;
c) dizer que já tinha previsto tudo em seu último relatório;
8-Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora-o ainda mais.
9-Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série
10-Toda vez que se menciona alguma coisa: se é bom, acaba; se é mal, acontece.
11-Em qualquer fórmula, as constantes (especialmente as registradas nos manuais de engenharia) deverão ser consideradas variáveis.
12-As peças que exigem maior manutenção ficarão no local mais inacessível do aparelho
13-Se você tem alguma coisa há muito tempo, pode jogar fora. Se você joga fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo…
14-O modo mais rápido de se encontrar uma coisa é procurar outra. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.
15-Quando te ligam
a) se você tem caneta não tem papel
b) se tem papel não tem caneta
c) se tem ambos ninguém liga.
16-Não se chateie se a programação da TV lhe parece chata: amanhã será pior.
17-Entre dois acontecimentos prováveis, sempre acontece um improvável.
18-Quase tudo é mais fácil de enfiar do que de tirar.
19-Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar uma canelada.
20-Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda provocará mais destruição do que se deixássemos o objeto cair naturalmente.
21-A única falta que o juiz de futebol apita com absoluta certeza é aquela em que ele está absolutamente errado.
22-Por mais bem feito que seja o seu trabalho, o patrão sempre achará onde riscá-lo.
23-Nenhum patrão mantém um empregado que está certo o tempo todo.
24-Adiar é a forma mais perfeita de negar.
25-Quando político fala em corrupção, os verbos são sempre usados no passado.
26-Se você for esperar o motivo certo para fazer alguma coisa, nunca fará nada. 27-Os assuntos mais simples são aqueles que você não entende nada.
28-Dois monólogos não fazem um diálogo.
29-Se você é capaz de distinguir entre o bom e o mal conselho, você não precisa de conselho..
30-Para o bom executivo, todas as regras foram feitas para serem rompidas sempre que necessário.
31-Crie uma praga e ofereça-se imediatamente como o salvador da lavoura.
32-Nunca avise que a declaração que vai fazer é importante.
33-Toda a idéia revolucionária provoca três estágios:
a. ‘é impossível - não perca meu tempo.’
b. ‘é possível, mas não vale o esforço’
c. ‘eu sempre disse que era uma boa idéia’
34-A informação que obriga a uma mudança radical no projeto sempre chega ao projetista depois do trabalho terminado, executado e funcionando maravilhosamente (também conhecida como síndrome do: “P****! Mas só agora!!!”).
35-Um homem com um relógio sabe a hora certa. Um homem com dois relógios sabe apenas a média.
36-Só sabe a profundidade da poça quem cai nela.
37-Nada é impossível para quem não tem que fazer o trabalho.
38-Ciência exata é profetizar sobre o que já aconteceu.
39-Se há um trabalho difícil de ser feito, entregue-o a um preguiçoso. Ele descobrirá a maneira mais fácil de fazê-lo.
40-Quando se tem muito tempo para começar um trabalho, o primeiro esforço é mínimo. Quando o tempo se reduz a zero, o esforço beira as raias do infinito.
41-Nada jamais é executado dentro do prazo ou do orçamento.
42-As variáveis variam menos que as constantes.
43-Não é possível alcançar o total exato de qualquer soma com mais de dez parcelas depois das cinco horas da tarde de sexta feira. O total exato será encontrado facilmente as 8:01 da manhã de segunda feira.
44-Entregas de caminhão que normalmente levam um dia levarão cinco quando você depender da entrega.
45-Depois de acrescentar ao cronograma duas semanas paras atrasos imprevisíveis, acrescente mais duas para atrasos previsíveis.
46-Assim que tiver esgotado todas as suas possibilidades e confessado seu fracasso, haverá uma solução simples e óbvia, claramente visível a qualquer outro idiota.
47-Qualquer programa quando começa a funcionar já está obsoleto.
48-Qualquer upgrade custa mais e leva mais tempo para aprender.
49-Só quando um programa já está sendo usado há seis meses, é que se descobre um erro fundamental.
50-Depois da linguagem cibernética, a linguagem mais falada pelos programadores é a obscena.
51-A ferramenta quando cai no chão sempre rola para o canto mais inacessível do aposento. A caminho do canto, a ferramenta acerta primeiro o seu dedão.
52-Só um idiota tem talento típico para plagiar outro idiota.
53-Guia prático para a ciência moderna:
a. Se se mexe, pertence ? biologia.
b. Se fede, pertence ? química.
c. Se não funciona, pertence ? física.
d. Se ninguém entende, é matemática.
e. Se não faz sentido, é economia ou psicologia.
54-A diferença entre as leis de Murphy e as leis da natureza é que na natureza as coisas dão erradas sempre do mesmo jeito.
55-O número de exceções sempre ultrapassa o numero de regras. E há sempre exceções ? s exceções já estabelecidas.
56-Ninguém nunca está ouvindo, até você cometer um erro.
57-Qualquer coisa entre parênteses pode ser ignorada (com vantagem, como vê neste exemplo perfeitamente inútil).
58-Se o curso que você desejava fazer só tem n vagas, pode ter certeza de que você será o candidato n + 1 a tentar se matricular.
59-Oitenta por cento do exame final da sua prova da faculdade será baseada na única aula que você perdeu, baseada no único livro que você não leu.
60-Cada professor parte do pressuposto de que você não tem mais o que fazer, senão estudar a matéria dele.
61-A citação mais valiosa para a sua redação será aquela em que você não consegue lembrar o nome do autor.
62-Não há melhor momento do que hoje para deixar para amanhã o que você não vai fazer nunca.
63-A maioria dos trabalhos manual exige três mãos para serem executados.
64-As porcas que sobraram de um trabalho nunca se encaixam nos parafusos que também sobraram.
65-Quanto mais cuidadosamente você planejar um trabalho, maior será sua confusão mental quando algo der errado.
66-Os pontos de acesso a uma máquina serão sempre pequenos demais para a passagem das ferramentas, ou grandes para passagem delas, mas não suficiente para a passagem de sua mão quando elas caírem.
66-Em qualquer circuito eletrônico, o componente de vida mais curta será instalado no lugar de mais difícil acesso.
67-Qualquer desenho de circuito eletrônico deve conter pelo menos: uma peça obsoleta, duas impossíveis de encontrar, e três ainda sendo testadas (por você, é claro).
68-Na última hora o engenheiro industrial mudará os desenhos originais para incluir novos defeitos. E as modificações não serão mencionadas no manual de instruções, já impresso.
69-O tempo para executar uma tarefa é 3 vezes superior ao tempo inicialmente previsto. Se, ao calcular a duração da tarefa, multiplicarmos por 3 o tempo previsto de modo a obter o resultado correto, nesse caso, a tarefa demorará 9 vezes esse tempo.
70-Uma gravata limpa sempre atrai a sopa do dia.
71-Se está escrito “Tamanho único”, é porque não serve em ninguém.
72-Se o sapato serve, é feio!
73-Nunca há horas suficientes em um dia, mas sempre há muitos dias antes do sábado.
74-Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.
75-Se alguma coisa pode dar errada, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
76-A informação mais necessária é sempre a menos disponível.
77-A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.
78-Gato sempre cai em pé. Não adianta amarrar o pão com manteiga nas costas do gato e o jogar no carpete. Provavelmente o gato comerá o pão antes de cair… em pé.
79-A fila do lado sempre anda mais rápida.
80-As coisas podem piorar, você é que não tem imaginação.
81-O material é danificado segundo a proporção direta do seu valor.
82-Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.
82-Lei de Murphy no ciclismo: não importa para onde você vai; é sempre morro acima e contra o vento.
83-Por mais tomadas que se tenham em casa, os móveis estão sempre na frente.
84-Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda, e o que não sai.
85-Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.
86-Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral ou engorda.
87-Por que será que números errados nunca estão ocupados?
88-Mas você nunca vai usar todo esse espaço de Winchester!
89-Se você não está confuso, não está prestando atenção.
90-Na guerra, o inimigo ataca em duas ocasiões: quando ele está preparado, e quando você não está.
91-Lei de Murphy na escola: se for prova com consulta, você esquecerá seu livro; se for lição de casa, esquecerá onde mora.
92-Amigos vêm e se vão, inimigos se acumulam.
93-A Lei de Murphy é algo transcendente. Lavar o seu carro para fazer com que chova não funciona.
94-Um documento importante irá demonstrar sua importância quando, espontaneamente, ele se mover do lugar que você o deixou para o lugar onde você não irá encontrá-lo.
95-As crianças são incríveis. Em geral, elas repetem palavra por palavra aquilo que você não deveria ter dito.
96-Uma maneira de se parar um cavalo de corrida é apostar nele.
97-Toda partícula que voa sempre encontra um olho.
98-Sorria! Amanhã será pior.