Onde vamos parar?

Onde vamos parar?

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eu sou feliz! E você?

Durante um seminário para casais, perguntaram à esposa:
- "Seu marido lhe faz feliz?"; "Ele lhe faz feliz de verdade?"
Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando segurança. Ele sabia que sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento.


Todavia, sua esposa lhe respondeu com um "Não", bem redondo... Não, não me faz feliz".

Neste momento, o marido já procurava a porta de saída mais próxima.
Não me "faz" feliz... Eu sou feliz".
- "O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele e sim de mim."
E continuou dizendo:
- "Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade." Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida; pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância, sobre a face da terra, eu estaria com sérios problemas.
Tudo o que existe nesta vida muda constantemente...
O ser humano, as riquezas, meu corpo, o clima, meu chefe, os prazeres, etc.
E assim poderia citar uma lista interminável. Às demais coisas eu chamo "experiências"; esqueço-me das experiências passageiras e vivo as que são eternas; amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.
Lembro-me de viver de modo eterno. Talvez seja por isso que quando alguém me faz perguntas como esta: "Você é feliz no seu casamento?" ou "Você é feliz?", gosto de responder com apenas uma frase, como se esta fosse a conclusão de todo o seminário, como se esta fosse a chave de toda a felicidade, de todo matrimônio e de toda vida humana; gosto de responder com aquela velha e famosa frase que ainda não conseguimos compreender:
"A felicidade está centrada em mim".
Há pessoas que dizem: "Hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque alguém não soube me dar valor..."
SEJA FELIZ , mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe machucado, mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor.
SEJA FELIZ. Sempre ...

É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo.(Paulo Coelho)

Se você julga as pessoas não tem tempo de amá-las. (Mark Twain)

O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser aquilo que podemos ser. (Charles Dubois)

(Texto da Doutoranda Aline G. M. Fraga - LASSBio-Fac. de Farmácia- UFRJ)

Se ligue

“Amigo verdadeiro é aquele que nos quer apesar de nada.”
(Sofocleto)

Se ligue

“Alguém sozinho é derrotado, dois conseguem resistir e a corda tripla não se rompe facilmente.”
(Eclesiastes 4, 12)

Se ligue

“Fatos não deixam de existir porque são ignorados.”
(William Burroughs)

Se ligue

"Seja prudente ao confiar em si mesmo e nos outros. Assim você se alegrará quando as coisas correrem bem e não se lamentará quando elas derem errado".
(Yoshida Kenko)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Se ligue

"Nos anos 60, havia um desenho animado (esse era o nome que se dava para os atuais cartoons) que retratava dois personagens – Hardy, a hiena, sempre pessimista e Lippy, o leão, um eterno otimista.

Em cada história, Hardy já antevia um desfecho catastrófico para todas as situações em que se envolvia. A hiena repetia o bordão “Oh, vida...! Oh, azar...!”. Era, sem dúvida, o exemplo da pessoa marcada pelo pessimismo.

Você costuma reclamar, resmungar ou entender errado o que os outros dizem?
As queixas não são necessariamente negativas. Quando oportunamente utilizadas, podem ser ferramentas poderosas.
Há momentos em que as queixas são tão garantidas, quanto frases para resolver uma situação que não seja do seu gosto.(...)

Todavia, quando você reclama incessantemente, sem tomar as medidas necessárias para resolver uma situação, as queixas não o ajudam em nada. Reclamar para as pessoas que não podem fazer nada para resolver a pendência é perder o seu tempo e o delas.

(...)

Se você pensa que é fácil, não é difícil. Se você pensa que é difícil, não é fácil. Ou seja, se você pensa que é fácil, é fácil. Se você pensa que é difícil, é difícil. É do jeito que você pensa que é.

“Oh, vida... não é fácil” é um grito de lamentação de quem está confessando coisas como:
● é difícil ser um vencedor;
● só com muita luta se vence;
● tem muito obstáculo pela frente;
● dá vontade de desistir;
● a vida é uma dureza;
● o mundo é ruim.

Fazer algo para pôr um fim a este tipo de comportamento improdutivo e derrotista pode melhorar bastante a sua vida.

(...)

Cada um age à sua maneira. Mas o que diferencia duas pessoas diante do mesmo problema? A diferença está na maneira como vêem a vida. Queixosos e lamurientos verão o problema como mais um daqueles obstáculos intransponíveis e mesmo que façam pequenos esforços para superá-los, guardarão consigo a impressão de que fizeram um estupendo esforço. Os confiantes e serenos, enfrentarão o problema com naturalidade dando-lhe a importância relativa.

Antes de se queixar, verifique se é uma queixa legítima, fundamentada e justa. Se não for, certamente será uma lamúria, fruto de seu descontentamento com o mundo. Neste caso você deve se perguntar: o que devo fazer para resolver esta situação sobre a qual reclamo continuamente?
A resposta a essa pergunta o guiará a transformar tais lamúrias em ações proativas. Não como a hiena Hardy, que se lamenta da desgraça antes que ela aconteça e predispõe-se a receber o pior, abrigando em si a atitude negativa e perdedora.

Desperte o leão, que enxerga tudo de outra maneira:
● sou feliz;
● para mim tudo dá certo;
● o que é ruim dura pouco;
● bom é ver o lado bom da vida;
● sou uma pessoa de sorte.

(...) Uma mente tomada por pensamentos elevados, cria um ambiente propício para o êxito e a vitória.

Alguma queixa?"

'Daniel Carvalho Luz'

Se ligue

"A vida não é fácil para ninguém mas cada um vive dentro das circunstancias da realidade para a qual colaborou, ou pelo menos aceitou de bom grado ou obrigado. Não há como fugir do passado simplesmente ignorando-o. Ele está presente hoje. A vida é um processo de aprendizado cumulativo.Vitórias e derrotas se somam e com o passar do tempo adquirimos uma nova perspectiva sobre os acontecimentos que protagonizamos. Assim, com a distancia, muitas vezes, vitórias e derrotas se confundem e trocam de papéis. A frustração leva as bases de uma nova estrutura, enquanto que aquela grande vitória não renovada projeta a ilusão ou uma nostalgia que congela o ambiente para novas iniciativas.
Lembre-se que não é o mundo que está cobrando você. As cobranças internas é que são terríveis e acabam por atormenta-lo bem naquelas horas mais impróprias...
Mas para tudo tem solução. Até para a realidade, que pode ser vista de outro ponto de vista.Você não pode se livrar do passado mas pode fazer as pazes com ele. Assuma um compromisso forte com seu presente que o seu passado não lhe cobrará nada. E o futuro, quando for presente, sorrirá...."

Se ligue

“Enquanto adiamos as coisas, a vida passa.” (Sêneca)

Se ligue

“O aumento da sabedoria pode ser medido com exatidão pela diminuição do mau humor.” (Nietzsche)

Se ligue

“Em uma grande alma, tudo é grande.” (Blaise Pascal)