Onde vamos parar?

Onde vamos parar?

sábado, 21 de março de 2009

Era você


Tenho uma história Pra te revelar
Um segredo que eu não posso mais guardar
Tente ouvir prestando muita atenção
Só uma coisa peço não se assuste não

Antes de te conhecer eu já te amei
Antes de te amar eu já me apaixonei
Sofri tão calado, guardei as palavras
Entre o medo e a verdade

Eu olhava para ela e ela não me via
Falava o tempo todo dela e ela não sabia
Pesquisei seu endereço flores eu mandei
Um cartão anônimo escrito "Te amei"

No dia seguinte quis me aproximar
Peguei o ônibus que ela iria pegar
Na próxima parada ela embarcou
E como olhar apaixonante ela me olhou

Era você,
a menina dos meus sonhos
Que eu me apaixonei
A menina que as flores e o cartão eu mandei
Pra anunciar que era amada mesmo sem saber
Admirada muito antes de te conhecer

Era você,
me perdoe esse tempo todo sem falar
Bem antes de te conhecer Você vivia a vagar
Nos meus porões nos pensamentos meus
Até que um dia dentro do ônibus aconteceu
as nossas vidas se encontraram Obrigado, meu Deus

"Antes de você se apaixonar
eu já me apaixonei
Antes de você me amar
também já te amei
A nossa história não começa onde começou
O início foi brilhante
onde sem querer, você me olhou
Era você..."

sexta-feira, 20 de março de 2009

Copiando, Editando e Gravando DVDs

Se voce ainda não sabe como fazer,neste tutorial você vai aprender, passo-a-passo, como ripar os seus DVDs de filme, show ou qualquer outro conteúdo, mesmo que tenham travas de segurança ou estejam protegidos contra cópia, ou seja, você poderá passar o conteúdo dos discos para o seu PC ou para outro DVD virgem em poucos minutos.

Utilizaremos o DVD Shrink para ensiná-lo como remover faixas de idiomas ou legendas desnecessárias, trailers, propagandas, mensagens e até trechos ou capítulos dos filmes, shows, etc, tudo de forma fácil e segura, pois é possível assistir a todo o item que será removido, formando assim um video de tamanho menor.

Também aprenderá como transformar um DVD 9 de mais de 8GB em um DVD comum de 4.7GB com perca quase imperceptível de qualidade de imagem e som, remover mensagens chatas no início dos filmes, idiomas e muito mais.

No final do tutorial, você ficará craque em algumas técnicas de gravação usando o Nero e verá como gravar todo o projeto feito desde o inicio do tutorial em DVD.

Para acompanhar esse tutorial, será necessário que você baixe e instale o programa DVD Decrypter .

Preparativos iniciais

Coloque o DVD no drive e inicie o DVD Decrypter. O seu disco será reconhecido por ele automaticamente (veja o título do vídeo indicado no campo Label):

No campo Destination escolha a pasta onde será salva a cópia gerada e clique no menu Mode. Neste menu há 3 opções: File, IFO e ISO, escolha a última opção e a opção Read para garantir uma cópia idêntica:



Nós poderíamos usar este programa pra fazer a extração das partes desnecessárias, mas não há tantas opções quanto o DVD Shrink nele, não é possível visualizar os itens removidos nem remover as faixas de áudio e legenda.

Agora é só copiar

Clique no menu File e na opção Decrypter e aguarde o fim do processo. Não é muito demorado, dependendo da sua máquina e do que estiver aberto no momento. Sugerimos que deixe somente este processo rolando e não execute outros softwares, pois isto encurta o tempo de conclusão.

Acompanhe o relatório que fica logo abaixo do programa, nele serão indicados possíveis erros de leitura (causados por riscos no disco, por exemplo) e veja se o processo foi finalizado com sucesso no menu que será exibido ao fim.



Se tudo for finalizado como esperado, você terá uma cópia idêntica ao original e poderá gravá-la em outro DVD ou fazer a ripagem dele.

Depois que aprendemos a criar cópias de backup de DVDs protegidos no seu PC (em formato ISO) , veremos como deixar os arquivos mais enxutos removendo propagandas, avisos desnecessários, faixas de áudio e legendas em idiomas que você nunca vai usar (isso sem perca de qualidade de imagem ou som).

Voce também terá dicas de como fazer para um DVD 9 (muito usado para vídeos em alta qualidade e mais usados do que se pensa, mas com tamanho maior que os discos comuns) possa ser copiado em um DVD 5 (o tipo mais comum que é encontrado virgem).

Para acompanhar esse tutorial, será necessário que você baixe e instale o programa DVD Shrink e que você tenha uma cópia de um DVD feita conforme descritos no inicio.

Um pouco sobre o DVD SHRINK

Este software foi desenvolvido para criar backups de DVDs de forma seletiva (é possível remover vários itens e criar um arquivo final menor que o original) e para compressão inteligente de vídeo (isto quer dizer que ele consegue fazer um DVD de camada dupla, também chamado de dual layer ou DVD 9, caber nos discos mais populares e baratos de 4.7 GB, também chamados de DVD 5).

Além disso, é possível construir um DVD da forma que desejar, colocando ou removendo capítulos, clipes e faixas de áudio partindo de uma cópia ou do próprio original.

Remova áudio e legendas desnecessários

Então vamos começar e colocar as mãos na massa para:

  • Removermos faixas de áudio (geralmente são deixadas apenas as faixas Inglês ou o idioma original e Português. A primeira é para quem gosta de ver os vídeo legendados e a segunda para quem prefere dublado);
  • Remover os canais de legenda que não são usados (sugerimos que deixe apenas as legendas em Português do Brasil para quem gosta de filmes legendados ou nenhuma para quem prefere dublado).

Inicie o DVD Shrink e veja na tela inicial o menu File. Clique nele e escolha a opção Open Disc Image... (ou use o comando CTRL + I) e vá até a pasta onde está a cópia do seu DVD feita anteriormente e clique duas vezes sobre ela.

O software começará a carregar o filme, então, se você remover a seleção da caixa Enable Video Preview o processo será finalizado mais rapidamente. Veja a figura abaixo:


Depois do carregamento dos arquivos, você verá na tela todos os itens do DVD. Veja:



Conheça a interface do programa:



  1. Nesta caixa de seleção está todo o conteúdo do seu DVD, exatamente como ele é. Por aqui é que se navega pelos capítulos do filme, menu e tudo mais;
  2. Esta é uma parte fundamental do processo, pois nesta lista de seleção é que definimos o nível de compressão do arquivo final. As duas opções que usaremos serão as seguintes: No Compression ou Automatic ;
  3. Aqui fica o menu para remoção de das faixas de áudio. Note que cada uma das faixas vem com o idioma a que se refere no nome, portanto não teremos problemas para removê-los;
  4. O menu de legendas que, assim como o de faixas de áudio, vem com o idioma no nome;
  5. O tamanho da cópia que será gerada;
  6. Janela para assistir os capítulos.
Já devidamente familiarizado com o Shrink vá até os menus de faixa de áudio e de legenda remover o que não interessa. Veja um exemplo:


Feitas as remoções, vamos configurar o tamanho final do arquivo de cópia. Clique no menu Edit , em Preferences e depois na aba Preferences.

Neste menu você poderá decidir qual o tamanho máximo na lista de seleção abaixo da frase Target DVD size. A opção DVD 9 se refere a um disco de camada dupla (8.5GB), a segunda DVD 5 a um disco do tipo mais comum (4.7GB) e a última permite que você escolha o tamanho manualmente.

Sugerimos a segunda opção em caso de dúvida.

Feita a escolha vá até a lista de seleção do nível de compressão (veja o item 2 da parte Conheça o programa) e selecione a opção Automatic se você estiver copiando um DVD 9 e No Compression se estiver usando um DVD 5 (na dúvida escolha a segunda opção para que seja calculado automaticamente).

Se não for remover nenhum capítulo ou aviso do DVD, podemos finalizar tudo e pular o passo seguinte.

Remova capítulos, mensagens e avisos

Você deve se lembrar que é possível assistir aos trechos do filme, então, veja os capítulos que não serão copiados para o novo arquivo(basta clicar uma vez sobre eles e no botão Play).

Depois de analisar tudo muito bem vamos removê-los. Clique sobre o item desejado e na lista de seleção no painel da direita abaixo de Video você verá a opção Still Image.

Esta opção substitui todo o vídeo por uma imagem (para não dar pau nos menus na hora de reproduzir o DVD). Deixe a imagem padrão ou escolha uma de sua preferência clicando no botão Browse...



Aviso
  • Se você remover algum capítulo usando este passo, não mexa mais nas opções de compressão de vídeo citadas no passo anterior, pois isso reverterá todas as suas modificações.

Finalize o projeto

Depois de tudo pronto, clique no menu File e na opção Backup.

No menu que será exibido clique na aba Target Device e veja as opções de gravação em Select Backup target . Sugerimos que seja selecionada a opção ISO Image File para ter uma cópia bem fiel à original.

Escolha onde será gravado o arquivo (não há opção para escolher o nome dele neste momento, mas você poderá alterá-lo manualmente quando a cópia for finalizada).

Para que não haja problemas com falta de memória durante o processo, clique na aba Options e remova a seleção da opção Run backup in low priority mode. Isso fará com que o processo seja executado em prioridade normal e não baixa.

Se deseja gravar o projeto em uma nova mídia logo depois do backup deverá ter instalado o Nero.

Por fim, clique em OK e aguarde o fim do processo pelo novo menu que será exibido com informações de quanto tempo falta para tudo ser finalizado.

Dica: se você tirar a seleção da opção Enable Video Preview tudo será finalizado em menos tempo.

Para acompanhar, será necessário que você baixe e instale o programa Nero (não se esqueça de instalar a ferramenta Nero Burning ROM, que será usada para gravar o projeto) e que você tenha uma cópia de um filme em DVD feita conforme os procedimentos informados até aqui.

Um pouco sobre o Nero

É desenvolvido por uma empresa chamada Ahead Software, que foi criada em 1995. Teve sua primeira versão (Nero Burning ROM 1.0) lançada dois anos mais tarde, em 1997. Desde seu primeiro lançamento o Nero recebe grandes elogios por parte do público devida à qualidade das gravações, velocidade e o modo como funciona bem nos computadores e, hoje, é a maior e mais famosa referência no ramo de gravação de discos e cópias do mundo.

Seus conceitos de menu, utilização de ferramentas e formas de interação com o usuário são copiadas por diversos outros programas.

Trabalha de forma inteligente e evita que as suas cópias sejam prejudicadas por falta de memória RAM (mesmo que seu PC trave ou não responda mais aos comandos do mouse e teclado ele continuará a gravação, pois a parcela de memória que ele ocupa o sistema operacional não tomará de volta, mesmo que ele esteja rodando em prioridade baixa e outros aplicativos em prioridade tempo real).

Muito fácil de mexer, vem com uma série de ícones e figuras que ajudam na hora de gravar CDs, DVDs, Blu-Rays, HD-DVDs, VCDs e outros tipos de projeto, o que o torna cada vez mais popular.

As empresas que vendem gravadores de CD e DVD sempre fecham negócios com o desenvolvedor deste software e compram licenças para serem distribuídas com seus gravadores, gratuitamente, já que esta é uma das ferramenta mais confiáveis do mundo.


Dicas para melhorar as gravações

Sem dúvida o Nero é um sofware fantástico, você pode instalá-lo na máquina e começar as gravações e, mesmo sem mexer em nenhuma configuração, terá cópias e projetos maravilhosos, impecáveis, mas algumas configurações aqui e ali o deixarão mais eficiente ainda e garantirão maior qualidade nas cópias.Veja:

  • Não grave discos em velocidades muito altas (52x, por exemplo), pois isto pode causar cópias danificadas ou erros. Escolha velocidades medianas (vai demorar um pouco mais para finalizar o processo, mas evita que mídias sejam perdidas ou dados sejam gravados incorretamente). Configure isto nas opções de gravação antes de começar a gravar. Veja:


  • Por padrão, o Nero ejeta os discos depois de finalizar a gravação. Remova esta opção! Muitas vezes o drive é aberto, mas o disco ainda continua rodando em altíssima velocidade, o que pode riscar a sua superfície. Para que isto não aconteça clique no menu Arquivo, vá em Opções e clique na aba Opções avançadas. Lá estará a opção Não ejetar o disco após a gravação;

  • Deixe as suas gravações muito mais rápidas aumentando o tamanho do buffer (fatia de memória utilizada pelo software). Analisando o uso do Windows ele define o quanto de memória vai usar, quanto menos, mais demorado o processo, então, evite que ele trabalhe com pouca memória removendo a opção de buffer automático. Clique em Arquivo, vá em Opções e clique na aba Ultrabuffer. Na caixa de seleção Método escolha a opção configuração manual e digite 80 (número máximo permitido). Cuidado com esta opção, pois isto requer mais memória, portanto, sugerimos que não use outros programas durante a gravação. Veja:


  • Informações online do banco de dados Gracenote: esta é uma ótima opção para quem deseja gravar CDs musicais com informações de artista, título da música e outros dados. O Nero usa o Gracenote (um dos maiores e mais famosos banco de dados musicais do mundo, utilizado por outros softwares famosos como o Winamp , por exemplo(Se alguem quiser ensino como mostrar a letra das musicas no windows média player)), mas, às vezes, ele demora muito para buscar estas informações, então, se não deseja perder tempo, pode desabilitar esta ferramentas no menu Arquivo, vá em Opções e clique na aba Banco de dados;
  • Ao trabalhar com mídias regraváveis (CD-RW, CD+RW, DVD-RW, DVD-RW, etc) faça limpezas completas e não rápidas. Isso evita erros de estrutura de dados em gravações futuras;
  • Quando não tiver certeza da qualidade da mídia (se tiver muitos riscos, por exemplo) ou não souber se ela tem travas e proteção contra cópias, não vá direto à gravação, faça a simulação primeiro e veja o relatório exibido para saber se haverá algum erro no processo;
  • Selecione a opção que verifica os dados gravados e busca possíveis erros na compilação depois das gravações. Você verá um relatório com estas informações e saberá se foi tudo bem feito ou não.

Gravando os seus DVDs de filme

Depois de saber como otimizar o processo de gravação, vamos colocar as mão na massa e gravar em um DVD as cópias de backup produzidas até aqui.

Abra o Nero Burning ROM você deverá ver as duas telas exibida na foto abaixo, se ver uma só das duas, para visualizar outra clique no menu Arquivo, depois em Novo.

Logo acima, no canto esquerdo, há uma caixa de seleção para escolher se você trabalhará com discos CD ou DVD, então clique na caixa de seleção e escolha a opção DVD. Veja:

Abaixo desta caixa de seleção há um painel para iniciar o projeto de gravação. Várias opções como Cópia de DVD, DVD-Video, DVD-ROM, etc, estão disponíveis, cada uma é utilizada para um tipo diferente de gravação, neste tutorial usaremos a primeira opção DVD-ROM (ISO).



Insira o disco virgem no gravador de discos e clique na opção Abrir, na parte de baixo do programa, procure o arquivo gerado conforme os procedimentos desta matéria e clique duas vezes sobre ele.

Antes de gravar, verifique se o disco está mesmo vazio clicando no botão Sobre o disco. O menu que será exibido indicará esta informação. Veja:



Então, configure as opções na sessão Ação (não selecione a opção Determinar velocidade máxima, faça isso manualmente), se desejar simular a gravação antes de gravar mesmo ou fazer verificação de dados após a gravação é neste momento.

Sugerimos que seja selecionada a opção Finalizar disco para que o Nero feche o disco de vez e não permita que nenhum dado extra seja adicionado depois (o que evita erros de reprodução dos filmes em aparelhos DVD convencionais).

Escolhidas as configurações clique no botão Gravar.

O título e rótulo serão os mesmo do disco copiado, pois este tipo de arquivo de cópia guarda estas informações e as grava no novo DVD automaticamente.

Fique atento ao painel de informações exibido durante o processo de gravação, pois é nele que você poderá conferir se há algum erro de gravação ou problema com o processo em si.



Por fim, não esqueça, também, de conferir se tudo ocorreu bem lendo o relatório resumido que é exibido ao fim da tarefa. Veja:

Caso tudo tenha ocorrido conforme o esperado,a mensagem acima será exibida ao final do processo,é só clicar em ok.Porem se a mensagem exibida for esta de baixo,algo de errado ocorreu durante a gravaçao.Reveja a mídia,e posteriormente o arquivo se esta ok e reinicie o processo de gravacao.

Se ligue

"Há duas forma de viver a vida: uma é acreditar que não existem milagres;a outra é acreditar que todas as coisas são um milagres." (Albert Einsten)

Se ligue

"Não chore porque acabou;Sorria porque aconteceu." (Gabriel Garcia Marques)

Se ligue

"Numa grande alma,tudo é grande." (Blaise Pascal)

Se ligue

"Beleza de estilo,harmonia,graça e bom ritmo dependem de simplicidade." (Platão)

Dê o melhor de si em tudo o que fizer


Um rico e bem sucedido construtor disse ao mestre de obras, que trabalhava com ele há anos e que estava próximo de se aposentar, o seguinte:

- Vou viajar por um ano. Quero que você construa naquele belo terreno, uma grande casa! Quando eu voltar vou morar nela. Tudo o que você precisar de verba, é só pedir para o departamento financeiro da empresa que eles providenciarão.

Então o mestre de obras que estava há apenas alguns dias de sua aposentadoria se viu numa enrascada: Teria que trabalhar por mais um ano inteiro.

No entanto, na hora de escolher o cimento, a areia, as pedras, escolheu material de segunda linha, pois além de bravo, queria terminar logo.

Começou a obra e sempre que podia, escolhia material que facilitasse a montagem. Não estava preocupado com a qualidade e sim com a velocidade para terminar. O telhado da casa foi o mais fácil de fazer, mesmo não sendo o mais resistente. E estava longe de ser o melhor.

Apesar de ter o dinheiro liberado pelo seu patrão, na hora do acabamento comprou material que não fosse difícil de colocar.

Poderia ter colocado piso de granito ou mármore, mas preferiu fazer o chão com material de qualidade inferior, pois seria mais rápido.

Ele tinha achado um desaforo ter sido solicitado para trabalhar próximo da sua aposentadoria.

Bem, resultado:

Terminou 3 meses antes do previsto e foi para sua humilde casa descansar.

Completado um ano do início da obra, seu chefe voltou, mandou chamá-lo e perguntou:

- A casa ficou pronta?

- Sim senhor, aqui estão as chaves.

- Pois bem, meu velho amigo. Após tantos anos trabalhando para mim, não sei como agradecê-lo a não ser dando-lhe de presente esta casa !

Ele devolveu a chave para o operário que estava extremamente arrependido por não ter dado o melhor de si.

Espero que esta parábola faça você perceber que não vale à pena aceitar aquilo que não seja o seu melhor. Pode apostar, os resultados falarão por si só!


(rodrigo cardoso)

Criatividade

Criatividade é o tema... CAINDO NA REAL... criatividade é tudo... um cidadão inventa o Mac Favela, e incomoda o Mc Donalds... Outro descobre que o lodo das industrias de papel e celulose, um lixo ambiental, pode ser transformado num produto ótimo para a industria da construção... CRIATIVIDADE É TUDO... e o que é isso... como você ouvinte pode ser o CRIATIVO DE SI MESMO ?

Sabe como? o criativo é um ângulo único, especial, novo. Não é MAIS UM. É especial. Esse criativo seduz, transfere prazer, boa sensação, liberdade para quem o compra, o quer...

A pessoa criativa de si mesma é a que descobre o seu ser próprio... aquilo onde somente ela é daquele jeito... Ao descobrir a sua diferença, o seu você... único... começa a aprimorá-lo. Melhora o seu melhor...

VIVER É MELHORAR O SEU MELHOR... Ao dar mais luz, brilho, qualidade, virtudes, capacitação ao seu único e o melhor do seu melhor, você vai revelando e mostrando uma poderosa atração.

Não somos criativos de nós mesmos, quando vivemos uma vida adaptados. Você é sempre o que o teatro social pede para você ser... claro... uma coisa é aprender a conviver, respeitar, não magoar, mas a outra é não conhecer nem reconhecer a si próprio por viver uma vida de máscaras... Pense em todas as pessoas admiráveis que você conhece... você vai reconhecer em todas uma qualidade: a de serem criativos, de si mesmos, antes das coisas que produzem... ou fazem....... o artista de si próprio... comece já...


(Luiz Tejon)

Olhe para o mundo com bons olhos

Você vê a vida da maneira que escolhe olhar para ela. As coisas não são do jeito que você vê. Elas são do jeito que você é. Busque uma nova consciência na sua observação de tudo a sua volta. Evite pensamentos rígidos pois nem tudo é o que parece ser.

Email divino

Dizem que um belo dia, Deus, olhando para a Terra, chateou-se com todo o mal que nela via. Chamou um de seus melhores anjos e mandou-o como emissário especial para a Terra. Após algum tempo observando o comportamento dos humanos o anjo se deu por satisfeito e regressou ao céu, e diante do Todo-Poderoso atestou:

- Senhor, a situação na Terra é péssima. Apenas 5% das pessoas são boas e 95% são... como direi... são todos safados e sem-vergonhas!

Deus, em sua infinita sabedoria, disse:

- Aprecio seu julgamento, mas em situações graves a prudência ensina que é preciso ouvir uma segunda opinião.

Outro anjo desceu à Terra, e em seu regresso reforçou a conclusão de seu colega:

- Senhor, a situação é mesmo ruim, a Terra está em decadência. Apenas 5% das pessoas são boas enquanto as 95% restantes são safadas e sem-vergonhas...

Deus, que já optara pela modernidade, decidiu mandar um e-mail direto do computador celestial para cada um das pessoas identificadas como boas, para dar-lhes ânimo, e insistindo para que não desistissem e seguissem adiante, sem perder a fé.

Pois é...

Você aí sabe o que dizia o e-mail? Não????

Então, a gente se danou, pois pra mim também não chegou nada!!!

Um dia eu vou...


Você alguma vez se pegou dizendo: “Um dia vou escrever um livro... ou viajar pelo mundo, compor uma sinfonia...”, ou qualquer outra coisa do gênero? Não foi só você que fez isso. Quase todos nós fantasiamos sobre algo que gostaríamos de fazer um dia. Uns gostariam apenas de ter mais tempo para dedicar à família ou aos amigos; outros de trabalhar em algo diferente, ou desenvolver um hobby, um talento. Seja como for que você complete a frase – “um dia eu vou...”- saiba que os sonhos e sentimentos a respeito do que gostaria de fazer são pistas importantes para a identificação do que realmente é mais importante para você... E se é importante, comece desde já...

Lembre-se, a cada manhã, quando o despertador toca, você tem uma nova oportunidade de fazer o que quer com as horas a sua frente. Diariamente você recebe uma lousa nova, sem nada escrito. Você pode ter 10, 20, 30, 50 anos de vida pela frente; e como você vai usar esse tempo?.. O que você vai fazer com o resto da sua vida? Vai continuar a se enganar, achando que algum dia terá tempo para fazer alguma das coisas que realmente são importantes para você? Na verdade, isso nunca acontecerá, a menos que você decida que esse tempo é hoje...

A verdadeira realização na vida acontece quando respondemos com honestidade às seguintes perguntas: - o que é mais importante para mim?, - o que eu gostaria verdadeiramente de realizar?, - que legado eu gostaria de deixar? O desafio é descobrir o que queremos, o que gostaríamos de fazer e, então, começar a trabalhar diariamente para realizar nossos desejos.

Não importa se temos, 20, 35, 50, 75 anos, ou mais. O que precisamos fazer é decidir quando vamos começar a trabalhar para conseguir o que queremos.

(Texto de Hyrum W. Smith / O que mais importa)

A vida ensina

Se você pensa que sabe;

que a vida lhe mostre o quanto não sabe.

Se você é muito simpático mas leva meia hora para concluir seu pensamento;

que a vida lhe ensine que explica melhor o seu problema aquele que começa pelo fim.

Se você faz exames demais;

que a vida lhe ensine que doença é como esposa ciumenta: se procurar demais, acaba achando.

Se você pensa que os outros é que sempre são isso ou aquilo;

que a vida lhe ensine a olhar mais para você mesmo.

Se você pensa que viver é horizontal, unitário, definido, monobloco;

que a vida lhe ensine a aceitar o conflito como condição lúdica da existência.Tanto mais lúdica quanto mais complexa. Tanto mais complexa quanto mais consciente.Tanto mais consciente quanto mais difícil. Tanto mais difícil quanto mais grandiosa.

Se você pensa que disponibilidade com paz não é felicidade;

que a vida lhe ensine a aproveitar os raros momentos em que ela (a paz) surge.

Que a vida ensine a cada menino a seguir o cristal que leva dentro, sua bússola existencial não revelada, sua percepção não verbalizável das coisas, sua capacidade de prosseguir com o que lhe é peculiar e próprio, por mais que pareçam úteis e eficazes as coisas que a ele, no fundo, não soam como tais, embora façam aparente sentido e se apresentem tão sedutoras quanto enganosas.


Que a vida nos ensine, a todos, a nunca dizer as verdades na hora da raiva. Que desta aproveitemos apenas a forma direta e lúcida pela qual as verdades se nos revelam por seu intermédio; mas para dizê-las depois.

Que a vida ensine que tão ou mais difícil do que ter razão, é saber tê-la. Que aquele garoto que não come, coma. Que aquele que mata, não mate.

Que aquela timidez do pobre passe. Que a moça esforçada se forme. Que o jovem jovie. Que o velho velhe. Que a moça moce.Que a luz luza. Que a paz paze. Que o som soe.Que a mãe manhe. Que o pai paie. Que o sol sole. Que o filho filhe. Que a árvore arvore. Que o ninho aninhe. Que o mar mare. Que a cor core.Que o abraço abrace.Que o perdão perdoe. Que tudo vire verbo e verbe. Verde. Como a esperança.

Pois, do jeito que o mundo vai, dá vontade de apagar e começar tudo de novo. A vida é substantiva, nós é que somos adjetivos.

(por Arthur da Távora)