Onde vamos parar?

Onde vamos parar?

sábado, 9 de maio de 2009

Seja Humilde

O escritor argentino Jorge Luis Borges, disse: "todos os eventos ocorridos no universo, por ínfimos que sejam, concorrem necessariamente para os demais eventos que lhe sucedem..." ou seja para que tenha havido um Shakespeare, um Einstein e um Pelé, milhares de fragmentos foram reunidos, por desconhecidos e anônimos para que eles pudessem existir...

Quando me perguntam: Tejon como você superou todas essas experiências na sua vida? Nunca hesito em responder, não fui eu. 80% foi o que me cercava, a comunidade, as informações, a ciência, o que recebi de conhecimentos... e os outros 20% então, perguntam? eu digo... 10% foi daqueles mentores, educadores que me ensinaram a olhar, onde prestar atenção, para qual ponto mirar o meu foco mental... e, talvez nisso tudo, sobre então apenas uns 10% para mim, ao ter aprendido a discernir, a separar e a construir e criar sobre qualquer realidade, fosse considerada boa ou ruim...

Fico pasmo de ver tanta gente famosa, com visibilidade, tantos portadores de riquezas espetaculares, e outros conquistadores de elevados cargos na hierarquia publico ou privada, mais ainda, celebridades no ensino, na cultura, como editores das grandes mídias... gente que usufrui de milênios de doadores que os antecedem, de esforços imensos que altruístas realizaram para que tivessem escolas, livros, e mesmo outros que tiveram suas vidas salvas pela solidariedade humana e anônima... quando ascendem à alta roda, dos altos círculos ficam intocáveis, frágeis, extremamente preconceituosos... outro dia não pude deixar de reparar numa pessoa, nova rica, que brincava a sério dizendo não suportar fusquinhas, pobres e negros... fui investigar por curiosidade a vida daquele ser ignorante e inconsciente do que dizia, e caiam de surpresa... descobri que sua origem era extremamente pobre, que foi gerada dentro de um fusca, na volta de uma festa do seu pai com a sua mãe, e que tinha sido exatamente uma mulher negra que havia feito seu parto, na zona rural onde nascia... hoje casada com fazendeiro, homem rico, bonita, bem vestida e bem cheirosa, transgride o sinal da humildade... se você pensa assim... muda... a vida vai te pegar...


(José Luis Tejon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário,sua opinião é importante e será sempre bem vindo.Criticas e sugestões tambem serão aceitas e analisadas detalhadamente.Ateção às palavras ofensivas,pois farão seu comentário não ser aceito.