Onde vamos parar?

Onde vamos parar?

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Como parar de fumar?



A pesquisa feita pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), para a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo detectou que os homens têm menos receio do câncer e doenças cardiovasculares. Outro dado do estudo é que 52% desistem do tratamento antes de terminar, enquanto o índice de mulheres que desistem é mais baixo, 46%. Por outro lado, os homens conseguiram ficar mais tempo fumar.


Cuidado pra não engordar!

É muito comum que a pessoa que está parando de fumar engorde. Isso, inclusive, é um dos motivos que alguns fumantes, principalmente mulheres, alegam para continuar fumando.
O ganho de peso acontece porque a ausência do cigarro leva à ansiedade e à necessidade de substituir o ato de fumar por outra atividade. Pela facilidade, pela comodidade, pela satisfação momentânea causada, a atividade substituta é, na maioria das vezes, a comida.
Para evitar que isso aconteça, você deve fazer duas coisas. Praticar atividades físicas ajuda a controlar o peso, além, é claro, de melhorar seu condicionamento físico. E, quando chegar a vontade de comer para esquecer o cigarro, evite as guloseimas. Bolachinhas, balas, bombons e salgadinhos costumam ser os mais procurados, porém, além de calóricos, acabam sendo consumidos em grande quantidade sem que se perceba. Dê preferência, então, a frutas, sucos, palitinhos de cenoura e chicletes sem açúcar.



Calcule quanto está economizando

É provável que um dos motivos que o estimulou a querer parar de fumar foi o gasto com cigarros. Já que você decidiu parar, está fazendo uma grande economia. Calcule quantos reais deixou de gastar nos últimos dias. Isso vai estimular você a continuar se esforçando.
Você pode também usar esse valor pra comprar alguma coisa que tenha vontade, e acabava não comprando porque não sobrava um dinheirinho pra isso, como um cd, uma roupa, um DVD, ou faça um passeio diferente. O importante é usar o dinheiro que seria do cigarro para uma compra ou uma atividade que lhe dê prazer e lembre como é melhor viver sem fumar.



Faça uma lista

Pra muitas pessoas, escrever e fazer listas ajuda a cumprirem seus objetivos. Você pode fazer, então, uma lista dos benefícios que você terá por parar de fumar. Veja exemplos de alguns itens que você pode colocar na sua lista:
diminuir os problemas de saúde
aguentar praticar mais esportes
diminuir o risco dos filhos terem problemas respiratórios
acabar com o cheiro de cigarro na casa, no carro e nas roupas
poder clarear os dentes
economizar
Pense em cada aspecto de sua vida que irá melhorar sem o cigarro. Escreva sobre eles e mantenha essa lista com você. Quando a vontade de fumar voltar, leia o que escreveu e mantenha-se firme no seu propósito.


Não frequente o “fumódromo”

A maioria dos locais de trabalho tem um “fumódromo“. O espaço é definido pelos chefes ou eleito pelos funcionários fumantes. Pode ser uma sala em que é permitido fumar, um cantinho atrás do prédio, o jardim, a sala do cafezinho.
O espaço físico em si não é o principal. O importante é que quem está parando de fumar não deve frequentar esse ambiente. Ver os colegas fumando e sentir o cheiro de cigarro farão com que o risco de uma recaída seja muito grande.
Você pode dar uma volta por outros locais do prédio ou passear no quarteirão. Procure outras companhias, fique em outras salas, faça um lanche…
O mesmo vale para o ambiente familiar. Se você costumava se reunir com parentes em um cantinho da festa para fumar e conversar, evite esse espaço. Converse com eles em outros momentos, enquanto não estiverem fumando.


Avise a todos que está parando de fumar

Às vezes, quem está tentando parar de fumar esconde isso da família e amigos, com medo de que os decepcione se não conseguir. Porém, sem que as pessoas à sua volta saibam do seu esforço, podem atrapalhar sem que tenham essa intenção. Seu colega de trabalho vai convidá-lo para fumar na hora do cafezinho, a esposa vai perguntar onde está o cinzeiro e tantas outras situações.
Portanto, avise a toda a sua família, aos amigos e a colegas de trabalho que você está parando de fumar. Peça que não ofereçam cigarros nem falem sobre assuntos que saibam que podem fazer você sentir vontade, como comentar sobre o novo isqueiro que comprou.



Jogue fora tudo que lembre o cigarro

Aí vai mais uma dica para você que quer parar de fumar.
Você deve ter vários objetos relacionados ao fumo: isqueiros, caixas de fósforo diferentes, cinzeiros, maços de cigarro. Jogue tudo fora! Tudo bem, se for algo muito importante, presente de alguém especial, você não vai querer jogar no lixo. Então guarde numa caixa, coloque em cima do guarda-roupa, guarde outras coisas em cima. O importante é deixá-lo o mais afastado possível, pra que você não fique vendo.
A simples visão de objetos que fazem você lembrar do cigarro faz com que você volte a pensar em fumar. Portanto, evite a presença desses objetos.




Parar de fumar contagia

Normalmente, se começa a fumar por influência de pessoas próximas. Não que elas mandem alguém fumar. Mas observá-las é um incentivo, principalmente para jovens.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos comprovou que o contrário também é verdade: estar próximo a um ex-fumante contagia com a vontade de também parar. Ver que outra pessoa conseguiu dá ânimo e faz perceber que é possível ter força para abandonar o cigarro.
Portanto, combine com amigos para pararem de fumar juntos, um apoiando o outro. Ou procure conhecidos que pararam de fumar, peça dicas, ouça sua história. E quem sabe, logo será você a dar exemplo e contagiando outras pessoas para parar de fumar.


Pronto para parar de fumar?

Que tal fazer um teste para saber se você está pronto para parar de fumar?
O site G1 publicou um teste com 8 afirmações:
Parar de fumar me deixa irritado.
Eu posso ficar mais estressado se abandonar o cigarro.
Largar o cigarro vai dificultar meu convívio com outros fumantes.
Vou ter que lidar com sintomas de abstinência.
Se eu parar de fumar, vou reduzir o risco de doenças cardíacas ou de câncer.
Eu vou ser um bom exemplo para outros se parar de fumar.
As roupas, o carro e minha casa terão um cheiro melhor se eu parar de fumar.
Se eu parar de fumar não estarei expondo outras pessoas ao fumo passivo.
Você deve responder se considera as informações verdadeiras ou não.
Clique aqui para fazer o teste.



Composição do cigarro(dependendo da marca e "sabor")


NICOTINA - é a causadora do vício.

BENZOPIRENO - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;

NITROSAMINAS;

SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS - como o POLÔNIO 210 e CARBONO 14;

AGROTÓXICOS - como o DDT;SOLVENTES - como o BENZENO;

METAIS PESADOS - como CHUMBO e o CÁDMIO (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, ENFISEMA, FIBROSE PULMONAR, hipertensão, CÂNCER nos pulmões, próstata, rins e estômago)

NÍQUEL e ARSÊNICO - (armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..)

CIANETO HIDROGENADO;

AMÔNIA (utilizado em limpadores de banheiro);FORMOL (componente de fluído conservante);

MONÓXIDO DE CARBONO (é o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante - ativo ou passivo - totalmente intoxicado
São cerca de 5.000 substâncias,sendo que por volta de 4.000 já foram identificadas,e destas sabe-se que pelo menos 60 são altamente cancerigenas.
Pense nisso antes de acender seu proximo cigarro!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário,sua opinião é importante e será sempre bem vindo.Criticas e sugestões tambem serão aceitas e analisadas detalhadamente.Ateção às palavras ofensivas,pois farão seu comentário não ser aceito.