Onde vamos parar?

Onde vamos parar?

sexta-feira, 20 de março de 2009

Copiando, Editando e Gravando DVDs

Se voce ainda não sabe como fazer,neste tutorial você vai aprender, passo-a-passo, como ripar os seus DVDs de filme, show ou qualquer outro conteúdo, mesmo que tenham travas de segurança ou estejam protegidos contra cópia, ou seja, você poderá passar o conteúdo dos discos para o seu PC ou para outro DVD virgem em poucos minutos.

Utilizaremos o DVD Shrink para ensiná-lo como remover faixas de idiomas ou legendas desnecessárias, trailers, propagandas, mensagens e até trechos ou capítulos dos filmes, shows, etc, tudo de forma fácil e segura, pois é possível assistir a todo o item que será removido, formando assim um video de tamanho menor.

Também aprenderá como transformar um DVD 9 de mais de 8GB em um DVD comum de 4.7GB com perca quase imperceptível de qualidade de imagem e som, remover mensagens chatas no início dos filmes, idiomas e muito mais.

No final do tutorial, você ficará craque em algumas técnicas de gravação usando o Nero e verá como gravar todo o projeto feito desde o inicio do tutorial em DVD.

Para acompanhar esse tutorial, será necessário que você baixe e instale o programa DVD Decrypter .

Preparativos iniciais

Coloque o DVD no drive e inicie o DVD Decrypter. O seu disco será reconhecido por ele automaticamente (veja o título do vídeo indicado no campo Label):

No campo Destination escolha a pasta onde será salva a cópia gerada e clique no menu Mode. Neste menu há 3 opções: File, IFO e ISO, escolha a última opção e a opção Read para garantir uma cópia idêntica:



Nós poderíamos usar este programa pra fazer a extração das partes desnecessárias, mas não há tantas opções quanto o DVD Shrink nele, não é possível visualizar os itens removidos nem remover as faixas de áudio e legenda.

Agora é só copiar

Clique no menu File e na opção Decrypter e aguarde o fim do processo. Não é muito demorado, dependendo da sua máquina e do que estiver aberto no momento. Sugerimos que deixe somente este processo rolando e não execute outros softwares, pois isto encurta o tempo de conclusão.

Acompanhe o relatório que fica logo abaixo do programa, nele serão indicados possíveis erros de leitura (causados por riscos no disco, por exemplo) e veja se o processo foi finalizado com sucesso no menu que será exibido ao fim.



Se tudo for finalizado como esperado, você terá uma cópia idêntica ao original e poderá gravá-la em outro DVD ou fazer a ripagem dele.

Depois que aprendemos a criar cópias de backup de DVDs protegidos no seu PC (em formato ISO) , veremos como deixar os arquivos mais enxutos removendo propagandas, avisos desnecessários, faixas de áudio e legendas em idiomas que você nunca vai usar (isso sem perca de qualidade de imagem ou som).

Voce também terá dicas de como fazer para um DVD 9 (muito usado para vídeos em alta qualidade e mais usados do que se pensa, mas com tamanho maior que os discos comuns) possa ser copiado em um DVD 5 (o tipo mais comum que é encontrado virgem).

Para acompanhar esse tutorial, será necessário que você baixe e instale o programa DVD Shrink e que você tenha uma cópia de um DVD feita conforme descritos no inicio.

Um pouco sobre o DVD SHRINK

Este software foi desenvolvido para criar backups de DVDs de forma seletiva (é possível remover vários itens e criar um arquivo final menor que o original) e para compressão inteligente de vídeo (isto quer dizer que ele consegue fazer um DVD de camada dupla, também chamado de dual layer ou DVD 9, caber nos discos mais populares e baratos de 4.7 GB, também chamados de DVD 5).

Além disso, é possível construir um DVD da forma que desejar, colocando ou removendo capítulos, clipes e faixas de áudio partindo de uma cópia ou do próprio original.

Remova áudio e legendas desnecessários

Então vamos começar e colocar as mãos na massa para:

  • Removermos faixas de áudio (geralmente são deixadas apenas as faixas Inglês ou o idioma original e Português. A primeira é para quem gosta de ver os vídeo legendados e a segunda para quem prefere dublado);
  • Remover os canais de legenda que não são usados (sugerimos que deixe apenas as legendas em Português do Brasil para quem gosta de filmes legendados ou nenhuma para quem prefere dublado).

Inicie o DVD Shrink e veja na tela inicial o menu File. Clique nele e escolha a opção Open Disc Image... (ou use o comando CTRL + I) e vá até a pasta onde está a cópia do seu DVD feita anteriormente e clique duas vezes sobre ela.

O software começará a carregar o filme, então, se você remover a seleção da caixa Enable Video Preview o processo será finalizado mais rapidamente. Veja a figura abaixo:


Depois do carregamento dos arquivos, você verá na tela todos os itens do DVD. Veja:



Conheça a interface do programa:



  1. Nesta caixa de seleção está todo o conteúdo do seu DVD, exatamente como ele é. Por aqui é que se navega pelos capítulos do filme, menu e tudo mais;
  2. Esta é uma parte fundamental do processo, pois nesta lista de seleção é que definimos o nível de compressão do arquivo final. As duas opções que usaremos serão as seguintes: No Compression ou Automatic ;
  3. Aqui fica o menu para remoção de das faixas de áudio. Note que cada uma das faixas vem com o idioma a que se refere no nome, portanto não teremos problemas para removê-los;
  4. O menu de legendas que, assim como o de faixas de áudio, vem com o idioma no nome;
  5. O tamanho da cópia que será gerada;
  6. Janela para assistir os capítulos.
Já devidamente familiarizado com o Shrink vá até os menus de faixa de áudio e de legenda remover o que não interessa. Veja um exemplo:


Feitas as remoções, vamos configurar o tamanho final do arquivo de cópia. Clique no menu Edit , em Preferences e depois na aba Preferences.

Neste menu você poderá decidir qual o tamanho máximo na lista de seleção abaixo da frase Target DVD size. A opção DVD 9 se refere a um disco de camada dupla (8.5GB), a segunda DVD 5 a um disco do tipo mais comum (4.7GB) e a última permite que você escolha o tamanho manualmente.

Sugerimos a segunda opção em caso de dúvida.

Feita a escolha vá até a lista de seleção do nível de compressão (veja o item 2 da parte Conheça o programa) e selecione a opção Automatic se você estiver copiando um DVD 9 e No Compression se estiver usando um DVD 5 (na dúvida escolha a segunda opção para que seja calculado automaticamente).

Se não for remover nenhum capítulo ou aviso do DVD, podemos finalizar tudo e pular o passo seguinte.

Remova capítulos, mensagens e avisos

Você deve se lembrar que é possível assistir aos trechos do filme, então, veja os capítulos que não serão copiados para o novo arquivo(basta clicar uma vez sobre eles e no botão Play).

Depois de analisar tudo muito bem vamos removê-los. Clique sobre o item desejado e na lista de seleção no painel da direita abaixo de Video você verá a opção Still Image.

Esta opção substitui todo o vídeo por uma imagem (para não dar pau nos menus na hora de reproduzir o DVD). Deixe a imagem padrão ou escolha uma de sua preferência clicando no botão Browse...



Aviso
  • Se você remover algum capítulo usando este passo, não mexa mais nas opções de compressão de vídeo citadas no passo anterior, pois isso reverterá todas as suas modificações.

Finalize o projeto

Depois de tudo pronto, clique no menu File e na opção Backup.

No menu que será exibido clique na aba Target Device e veja as opções de gravação em Select Backup target . Sugerimos que seja selecionada a opção ISO Image File para ter uma cópia bem fiel à original.

Escolha onde será gravado o arquivo (não há opção para escolher o nome dele neste momento, mas você poderá alterá-lo manualmente quando a cópia for finalizada).

Para que não haja problemas com falta de memória durante o processo, clique na aba Options e remova a seleção da opção Run backup in low priority mode. Isso fará com que o processo seja executado em prioridade normal e não baixa.

Se deseja gravar o projeto em uma nova mídia logo depois do backup deverá ter instalado o Nero.

Por fim, clique em OK e aguarde o fim do processo pelo novo menu que será exibido com informações de quanto tempo falta para tudo ser finalizado.

Dica: se você tirar a seleção da opção Enable Video Preview tudo será finalizado em menos tempo.

Para acompanhar, será necessário que você baixe e instale o programa Nero (não se esqueça de instalar a ferramenta Nero Burning ROM, que será usada para gravar o projeto) e que você tenha uma cópia de um filme em DVD feita conforme os procedimentos informados até aqui.

Um pouco sobre o Nero

É desenvolvido por uma empresa chamada Ahead Software, que foi criada em 1995. Teve sua primeira versão (Nero Burning ROM 1.0) lançada dois anos mais tarde, em 1997. Desde seu primeiro lançamento o Nero recebe grandes elogios por parte do público devida à qualidade das gravações, velocidade e o modo como funciona bem nos computadores e, hoje, é a maior e mais famosa referência no ramo de gravação de discos e cópias do mundo.

Seus conceitos de menu, utilização de ferramentas e formas de interação com o usuário são copiadas por diversos outros programas.

Trabalha de forma inteligente e evita que as suas cópias sejam prejudicadas por falta de memória RAM (mesmo que seu PC trave ou não responda mais aos comandos do mouse e teclado ele continuará a gravação, pois a parcela de memória que ele ocupa o sistema operacional não tomará de volta, mesmo que ele esteja rodando em prioridade baixa e outros aplicativos em prioridade tempo real).

Muito fácil de mexer, vem com uma série de ícones e figuras que ajudam na hora de gravar CDs, DVDs, Blu-Rays, HD-DVDs, VCDs e outros tipos de projeto, o que o torna cada vez mais popular.

As empresas que vendem gravadores de CD e DVD sempre fecham negócios com o desenvolvedor deste software e compram licenças para serem distribuídas com seus gravadores, gratuitamente, já que esta é uma das ferramenta mais confiáveis do mundo.


Dicas para melhorar as gravações

Sem dúvida o Nero é um sofware fantástico, você pode instalá-lo na máquina e começar as gravações e, mesmo sem mexer em nenhuma configuração, terá cópias e projetos maravilhosos, impecáveis, mas algumas configurações aqui e ali o deixarão mais eficiente ainda e garantirão maior qualidade nas cópias.Veja:

  • Não grave discos em velocidades muito altas (52x, por exemplo), pois isto pode causar cópias danificadas ou erros. Escolha velocidades medianas (vai demorar um pouco mais para finalizar o processo, mas evita que mídias sejam perdidas ou dados sejam gravados incorretamente). Configure isto nas opções de gravação antes de começar a gravar. Veja:


  • Por padrão, o Nero ejeta os discos depois de finalizar a gravação. Remova esta opção! Muitas vezes o drive é aberto, mas o disco ainda continua rodando em altíssima velocidade, o que pode riscar a sua superfície. Para que isto não aconteça clique no menu Arquivo, vá em Opções e clique na aba Opções avançadas. Lá estará a opção Não ejetar o disco após a gravação;

  • Deixe as suas gravações muito mais rápidas aumentando o tamanho do buffer (fatia de memória utilizada pelo software). Analisando o uso do Windows ele define o quanto de memória vai usar, quanto menos, mais demorado o processo, então, evite que ele trabalhe com pouca memória removendo a opção de buffer automático. Clique em Arquivo, vá em Opções e clique na aba Ultrabuffer. Na caixa de seleção Método escolha a opção configuração manual e digite 80 (número máximo permitido). Cuidado com esta opção, pois isto requer mais memória, portanto, sugerimos que não use outros programas durante a gravação. Veja:


  • Informações online do banco de dados Gracenote: esta é uma ótima opção para quem deseja gravar CDs musicais com informações de artista, título da música e outros dados. O Nero usa o Gracenote (um dos maiores e mais famosos banco de dados musicais do mundo, utilizado por outros softwares famosos como o Winamp , por exemplo(Se alguem quiser ensino como mostrar a letra das musicas no windows média player)), mas, às vezes, ele demora muito para buscar estas informações, então, se não deseja perder tempo, pode desabilitar esta ferramentas no menu Arquivo, vá em Opções e clique na aba Banco de dados;
  • Ao trabalhar com mídias regraváveis (CD-RW, CD+RW, DVD-RW, DVD-RW, etc) faça limpezas completas e não rápidas. Isso evita erros de estrutura de dados em gravações futuras;
  • Quando não tiver certeza da qualidade da mídia (se tiver muitos riscos, por exemplo) ou não souber se ela tem travas e proteção contra cópias, não vá direto à gravação, faça a simulação primeiro e veja o relatório exibido para saber se haverá algum erro no processo;
  • Selecione a opção que verifica os dados gravados e busca possíveis erros na compilação depois das gravações. Você verá um relatório com estas informações e saberá se foi tudo bem feito ou não.

Gravando os seus DVDs de filme

Depois de saber como otimizar o processo de gravação, vamos colocar as mão na massa e gravar em um DVD as cópias de backup produzidas até aqui.

Abra o Nero Burning ROM você deverá ver as duas telas exibida na foto abaixo, se ver uma só das duas, para visualizar outra clique no menu Arquivo, depois em Novo.

Logo acima, no canto esquerdo, há uma caixa de seleção para escolher se você trabalhará com discos CD ou DVD, então clique na caixa de seleção e escolha a opção DVD. Veja:

Abaixo desta caixa de seleção há um painel para iniciar o projeto de gravação. Várias opções como Cópia de DVD, DVD-Video, DVD-ROM, etc, estão disponíveis, cada uma é utilizada para um tipo diferente de gravação, neste tutorial usaremos a primeira opção DVD-ROM (ISO).



Insira o disco virgem no gravador de discos e clique na opção Abrir, na parte de baixo do programa, procure o arquivo gerado conforme os procedimentos desta matéria e clique duas vezes sobre ele.

Antes de gravar, verifique se o disco está mesmo vazio clicando no botão Sobre o disco. O menu que será exibido indicará esta informação. Veja:



Então, configure as opções na sessão Ação (não selecione a opção Determinar velocidade máxima, faça isso manualmente), se desejar simular a gravação antes de gravar mesmo ou fazer verificação de dados após a gravação é neste momento.

Sugerimos que seja selecionada a opção Finalizar disco para que o Nero feche o disco de vez e não permita que nenhum dado extra seja adicionado depois (o que evita erros de reprodução dos filmes em aparelhos DVD convencionais).

Escolhidas as configurações clique no botão Gravar.

O título e rótulo serão os mesmo do disco copiado, pois este tipo de arquivo de cópia guarda estas informações e as grava no novo DVD automaticamente.

Fique atento ao painel de informações exibido durante o processo de gravação, pois é nele que você poderá conferir se há algum erro de gravação ou problema com o processo em si.



Por fim, não esqueça, também, de conferir se tudo ocorreu bem lendo o relatório resumido que é exibido ao fim da tarefa. Veja:

Caso tudo tenha ocorrido conforme o esperado,a mensagem acima será exibida ao final do processo,é só clicar em ok.Porem se a mensagem exibida for esta de baixo,algo de errado ocorreu durante a gravaçao.Reveja a mídia,e posteriormente o arquivo se esta ok e reinicie o processo de gravacao.

Um comentário:

  1. MUITO MASSA ESSAS DICAS, OBRIGADO POR EXISTIR PESSOAS IGUAIS A VC QUE PASSAM PARA OS DEMAIS SEUS CONHECIMENTOS, QUE FACILITA NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário,sua opinião é importante e será sempre bem vindo.Criticas e sugestões tambem serão aceitas e analisadas detalhadamente.Ateção às palavras ofensivas,pois farão seu comentário não ser aceito.