Onde vamos parar?

Onde vamos parar?

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Golpe via e-mail

Hoje apresento uma pequena coleção de golpes “interessantes”. Essas mensagens, que chegam por e-mail, tentam convencer o internauta a acessar um link que irá distribuir um código malicioso - e não o conteúdo prometido, seja ele um vídeo ou uma foto. Normalmente, o vírus instalado terá o objetivo de roubar senhas bancárias. As imagens abaixo foram cedidas pelo grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança da Linha Defensiva (ARIS-LD). Elas mostram algumas fraudes “bizarras”, diferentes das mais comuns que envolvem Receita Federal, bancos e notícias trágicas. Algumas dessas mensagens mal podem ser entendidas devido ao português confuso e repleto de erros. Se você desconfia que algum e-mail que você recebeu tem como finalidade disseminar uma praga virtual, encaminhe-o para o ARIS-LD. Eles irão analisar o e-mail e repassar o código malicioso para companhias antivírus. Embora pareça engraçado, esses golpes são um problema sério e muitos internautas acabam infectados ao clicar nos links oferecidos. Muitos dos e-mails são bem feitos e instalam cavalos de troia capazes de roubar senhas de dezenas de serviços web e instituições financeiras. Portanto, tome cuidado ao clicar em links em e-mails! Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários.


O serviço de e-mail até funciona, ou a mensagem não teria sido recebida. O que não está funcionando é o corretor ortográfico do criminoso.


Eles quase acertaram, mas a dupla pontuação ('!.') não deixa dúvidas.


Com apenas seis palavras, é bom que todas estejam certas.


'Adobe Flash Player' ou 'Adob Flash Reader'? Os criminosos estão tão confusos quanto os usuários que pretendem atingir.


Mas a pergunta que não quer calar é: quem tirou as fotos?


Até o ditado popular chega um pouco distorcido.


O Departamento Jurídico é responsável pelo conferimento de um depósito. Normalmente é do financeiro, mas em fraudes vale tudo.


Ninguém vai precisar mais que 20KB para fazer as declarações mais comprometedoras de sua vida.


Uma mensagem completamente desconexa. Se alguém clicar, é justamente para ver se descobre a intenção da mensagem.

Amor ou amizade? Na verdade, um cavalo de troia.








Um comentário:

  1. realment incrivel a imperfeição dessas armadilhas. e ainda tm mta q gent cai. ^.~'

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário,sua opinião é importante e será sempre bem vindo.Criticas e sugestões tambem serão aceitas e analisadas detalhadamente.Ateção às palavras ofensivas,pois farão seu comentário não ser aceito.