Onde vamos parar?

Onde vamos parar?

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Um viva à cerveja



Quem disse que a cerveja é apenas uma acompanhante luxuosa do amendoim? Para um verdadeiro gourmet da cevada, ela pode protagonizar uma infinidade de pratos.

Os encantos da bebida vão muito além do sabor: a cerveja tem altíssimo valor nutricional. Para se ter idéia, sikaru - palavra suméria para cerveja – significa pão líquido.

Molhos a base de cerveja vão muito bem com carne e frango. Para prepará-los, basta refogar um pouco de alho e cebola no azeite, adicionar uma garrafa long neck de cerveja preta e algumas colheres de extrato de tomate para encorpar e dar sabor.

Receita nutritiva para quem quer sofisticar o cardápio: sopa de legumes com quinoa e creme de Guinness (cerveja irlandesa escura). Não é só o "pão líquido" que tem alto potencial nutritivo – as propriedades da quinoa são internacionalmente reconhecidas. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), ela é nada menos do que o alimento mais completo do mundo. Onde tomar a sopa? No Drake's Bar, um autêntico pub inglês que fica no Centro Cultural Britânico, em São Paulo.(Claro que nao poderia ser na Bahia)

O chef da casa, o australiano Greigor Caisley, é um aficionado por comer cerveja. Ele também prepara o Fish and Chips, robalo empanado com massa de cerveja, servido com fritas e molho tártaro; e o risoto ao vinho tinto com tomate assado, cevada e cordeiro. Para finalizar a noite, sorvete de Guinness com calda e farofa.

O chef da casa, o australiano Greigor Caisley, é um aficionado por comer cerveja. Logo na entrada, pode-se optar por pão de bagaço de cerveja com manteiga e salsa de pimenta verde; ou picanha australiana com pimenta e pão de Coopers Stout (cerveja australiana).

Em seguida, Caisley recomenda o Fish and Chips, robalo empanado com massa de cerveja, servido com fritas e molho tártaro; e o risoto ao vinho tinto com tomate assado, cevada e cordeiro. Para finalizar a noite, sorvete de Guinness com calda e farofa.

Se depois de um cardápio desses sobrar disposição, você pode escolher entre os 150 tipos de cerveja que o bar serve. Só então você vai precisar se preocupar com o bafômetro, já que o álcool da cerveja evapora quando levado ao fogo.




Prepare Fish and Chips


Pra acompanhar aquela cervejinha claro.


Peixe:
Robalo (600 g)
Cerveja (200ml)
Farinha de trigo (150g)
Fermento químico (5g)
Sal
Pimenta branca

Molho Tártaro:
Maionese (75ml)
Alcaparra (20g)
Suco de limão (10ml)
Aliche (5g) (
É uma variante da anchova, salgada e em conserva.Possui um sabor bem forte, ideal para rechear pães, pizzas, e para dar sabor)
Salsa picada (10g)
Cebolinha (10g)

Modo de preparo:

Comece misturando a farinha e o fermento. Em seguida, misture a cerveja e bata até que atinja o ponto de uma pasta mole.

Divida o peixe em postas de aproximadamente 150g e tempere-as com sal e pimenta. Empane-as na farinha de trigo, em seguida na massa e coloque para fritar em óleo previamente aquecido.

Para fazer o molho tártaro tem muito segredo. É só misturar a maionese ao restante dos ingredientes que o molho está pronto.

Sirva com batatas fritas e um limão cortado ao meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário,sua opinião é importante e será sempre bem vindo.Criticas e sugestões tambem serão aceitas e analisadas detalhadamente.Ateção às palavras ofensivas,pois farão seu comentário não ser aceito.